martedì 27 novembre 2007

Ódio

Os catalães em geral odeiam a Espanha por motivos históricos, mas principalmente por causa da ditadura do Franco, quando eram proibidos de falar catalão e tinham que reprimir a cultura local. As manifestações de ódio estão por toda parte, em diversos níveis, e o povo costuma falar daqui como se fosse um país, e não uma região. É muito comum, por exemplo, ver pichada pelas paredes a frase "Catalonia is not Spain". Essa foto eu tirei na estação de metrô ontem, é a linha com todas as paradas. Vejam que a estação "Espanya" estava riscada de preto.

no me gusta

Falando de música, tem três coisas que eu acho insuportáveis:

1. música espanhola tipo Gipsy Kings.
2. música latina em geral, tipo salsa, merengue, sei-la-o-quê. E me dói na alma quando as pessoas acham que tudo isso é também música brasileira.
3. as flautinhas peruanas, principalmente quando eles tocam Beatles.

lunedì 26 novembre 2007

Imperdível

O link está ali embaixo, mas eu tenho que enfatizar aqui, não percam o blog da minha vó: http://aparecidacrocco.blogspot.com/
É um tesouro.

Portuguêix

Pela primeira vez na vida eu estou dando aula de português, uma coisa que eu sempre quis fazer, mas nunca tive oportunidade. É uma empresa que está expandindo pra Portugal (atenção, pra PORTUGAL, onde se fala "português" - porque de acordo com eles falamos "brasileiro"), e os diretores precisam aprender a se comunicar lá. Eles ficam na aula falando aquele portunhol arretado, lutando com os sons nasais, se deliciando com os diminutivos, uma delícia.

No começo eu avisei pro meu chefe que era diferente do Brasil, mas ele falou que tudo bem, e eu me esforço pra me ajustar a esse novo idioma... Agora eu tenho que admitir, dói ter que ensinar coisas do tipo "O João levanta-se às 7.00, toma um duche e toma o pequeno-almoço." ou "Ele está a comer um sandes de fiambre". Dá vontade de falar, "gente, sem frescura, ele acorda, toma banho, toma café e come pão com presunto."

A cozinha

Tinha faltado a cozinha. A melhor coisa do universo (entre outras, eu sei!) é fogão elétrico de vitrocerâmica. Na nossa cozinha que é micro, a gente ganha espaço, porque ele vira uma mesa, e é super fácil de limpar. Fala sério, até propaganda de fogão eu tô fazendo agora!

sabato 24 novembre 2007

Lar doce lar

Pra vocês conehecerem um pouco a nossa casa.
Como a cozinha é muito pequena, colocamos essas estantes na parede com um monte de ganchos pra aproveitar espaço.
A estante foi numa pechincha, as cadeiras achamos na rua e a mesa compramos no Ikea (o paraíso!)

Essa é a mesinha que a gente pintou de vermelho (atenção para o quadro especialíssimo na parede!) Nessa foto da pra ter uma noção do tamanho da casa. Ali no fundo é a porta do banheiro (a entrada do ap fica à direita). Mais um pouco pra cá está a cozinha, onde estão dependuradas essas coisas na parede. Aqui onde está a mesa é a sala (mesmo cômodo da estante e a mesa pretas) e pra trás fica o nosos quarto. Depois do quarto está o pátio, onde estávamos pintando os móveis.

O ninho de amor... Mais um móvel que pintamos ali atrás, e aqui na frente da cama fica a porta pro pátio.

Escondidinho II

Cara, hoje eu fiz uma receita que eu meio inventei que ficou boa demais, vou passar aqui pra vocês fazerem também. É um escondidinho, mas diferente do outro que eu tinha feito. Eu fiz assim:

Coloque pra cozinhar uma mandioca, uma batatinha (muito mais mandioca que batata) e uma cebola com um tablete de caldo de carne. Quando estiverem bem cozidos, bata no liquidificador com leite, pra ficar numa consistência cremosa mas não mole demais.

Cozinhe e desfie um pedaço de carne e passe um pouco de bacon numa panela.

Pegue uma travessa e coloque no fundo a carne desfiada e o bacon. Cubra com fatias de queijo e jogue o creme por cima. Cubra com queijo ralado e ponha no forno pra dar uma gratinada. Bão dimais.

venerdì 23 novembre 2007

turistas

Nós moramos a dois quarteirões da Sagrada Família, que fica 24 horas rodeada de gente do mundo inteiro, e agora ficou claro porque geralmente ninguém gosta de turista: é pura inveja. Tem dia que eu passo por ali correndo, atrasada pro trabalho, pensando que tenho que pagar isso, fazer aquilo etc e tal, olho pra frente e tá lá aquele bando de gente com a vida ganha, tirando foto, namorando... Por outro lado, se você está num dia feliz, de bom humor, é uma delícia passar e ver os olhares fascinados (invariavelmente) vendo a Sagrada Família pela primeira vez, pensar em como essa vida e esse mundo são cheios de maravilhas...

martedì 20 novembre 2007

Escondidinho francês













O Benoit e a Ana (a namorada super gracinha dele) vieram aqui em casa no domingo pela primeira vez depois que nos mudamos. Foi uma delícia, eu estava com saudade.


Na foto, Benoit todo prendado com seu Brownie.


Mas o engraçado mesmo foi quando a gente foi comer o "escondidinho" que eu fiz (passo a receita em breve, de mandioca com carne moída, uma dilícia) e o Benoit já descobriu que (claro!), esse prato existe na França, e (claro!) lá é muito melhor!

Na próxima reincadernação eu quero nascer sofisticada que nem os franceses!

domenica 18 novembre 2007

Arreglando

Então, vamos começar pela casa.

Ela foi toda montada nas barganhas, alguns móveis encontrados na rua (aqui o povo joga tudo na rua), alguns comprados usados e outros baratíssimos no Ikea (depois falo mais do paraíso Ikea). Aproveitando a visão arquitetônica super criativa do Olimar, estamos trabalhando pra usar os espaços da melhor forma e deixar tudo lindinho, aconchegante e prático.

Esse fim de semana pintamos um monte de móveis que eram ou muito feios ou de madeira muito de quinta, tudo de vermelho. Esse é o nosso pátio.

Recomeço

Eu recomeço, então, falando de uma descoberta recente, que eu chamo de "acredite se quiser", ou "antes tarde do que nunca". Eu estou começando a gostar de arrumar as coisas, o espaço físico, a minha casa. Eu estou descobrindo que organizar fora ajuda a organizar dentro. E a nossa casa está deveras gostosa, cada dia mais um pouquinho.

Ói nóis aqui travêis!

Na Espanha, país desenvolvido de primeiro mundo, as companhias demoram dois meses pra instalar internet na sua casa desde o dia que você pede o serviço. Exemplo de modernidade! Por isso eu sumi. Mas se vocês pensam que nóis fomos embora, nóis enganemo vocês...