giovedì 27 dicembre 2007

Calorão!

Aqui é muito feio... Essa é a paisagem que a gente tem aqui nos arredores da casa do tio Walter em Grenoble.



A gente cortando o jamón que a gente trouxe da Espanha pra ceia de natal...

E hoje a gente foi no museu da revolução francesa, mas não conseguiu entrar... Valeu pelo passeio e as companhias!
E, cara, tá frio demais! Não dá pra explicar, eu saio com 4 blusas e 2 casacos, 4 meias+meia-calça, e fico ainda fica formigando de frio... Eu acho que o ser-humano não foi feito pra isso.
Nóis na neve!

E aqui a gente sofrendo, Olimar namorando o aquecedor numa loja e eu desesperada no alto da montanha:


Recado pro Benoit

Tenho comido muitos queijos na França e nenhum se compara ao queijo minas!!! (claaaaro que é mentira....)

domenica 23 dicembre 2007

En France!!!


Chegamos na França ontem!

Tentei falar francês logo na chegada no aeroporto, e a maioria das pessoas me respondeu em um inglês patético. Eu tirei a seguinte conclusão: eles acham que o inglês patético deles é melhor que meu francês, o que significa que meu francês é pior que patético. Mas eu, claro, continuei falando francês bravamente!

O tio Walter foi buscar a gente na estação, 0 graus. Já fomos direto pra casa de um vizinho
francês que tinha feito um jantar, recepção nota 1000! Encontramos o resto da família, a Ângela, mulher do tio Walter, uma doçura, e as duas filhas lindinhas, a Clara e a Nina. Os vizinhos são uma simpatia, noite linda, jantar delicioso, vinhos, patê de fígado de pato (eu comi) etc.

Mais notícias em breve!

domenica 16 dicembre 2007

The Man from Earth

Cara, eu não vou fazer comentário nenhum. Tem que ver esse filme! É legal demais!

Eu não sei como o Olimar achou essa pérola, é uma produção independente, sem ninguém famoso. Um dos scripts mais legais que eu vi nos últimos tempos. Acabou de ser lançado nos EUA e a gente baixou do mininova. Tem que ver! I can't stress this enough! Me falem o que vocês acharam!

Estereótipos

Estava conversando hoje com o meu querido amigo Dudu Jr. e ele disse uma coisa importante. A gente pode se aproveitar não só do estereótipo positivo brasileiro, (de sermos simpáticos, amáveis etc - de acordo com o Nani, não tem vírgula antes de etc!) mas do negativo também.

Uma vez eu consegui participar de uma conferência sobre Hamlet em Londres, que era só pra doutores e gente muito importante, e aposto que ser a exótica pobrezinha estudante brasileira me ajudou. Como diz o Dudu, foi tipo "olha a índia Iracema estudando Hamlet!" E, de novo concordando com ele, pra entrar numas dessas de graça eu faço até dança da chuva!

ROME

Uma outra série que eu recomendo, que a gente acabou de ver há pouco tempo, é essa chamada "Rome".

É uma série da HBO, mega produzida (até onde eu sei a mais cara de todas, e por isso só teve duas temporadas), super bem atuada, com um elenco todo britânico (os americanos colocam um sotaque britânico quando eles querem que soe mais intelectual ou clássico).

A série é na verdade uma novelinha, mas situada na época do império romano, com todo o contexto, os costumes, os valores, as questões do momento, por isso é super bacana. E tem toda a referência histórica, o César, a Cleópatra, o Brutus, o Marco Antônio, os gladiadores...

sabato 15 dicembre 2007

De fora

A vovó pediu e aqui estão, a nossa rua e o prédio visto de fora.

O prédio está à direita, ali ao lado da placa amarela.

É esse cinza no meio, essa portinha apertadinha é a entrada. A gente mora no nível da rua, atrás dessa loja à direita, não tem que subir escada nem pegar elevador.

mercoledì 12 dicembre 2007

Que venham todos

Eu não sei exatamente no que eu acredito. São milhões de teorias pra explicar a realidade, milhares de entidades religiosas, todo mundo super seguro de saber a verdade, mas eu nunca fui realmente convencida nem desconvencida por nada. De todos modos, seja a Virgem, Jesus, os espíritos de luz, nossos antepassados que morreram, os preto-velhos, as ciganas, os anjos da guarda, Iemanjá, os astros, a nossa própria mente, um Deus único, vários deuses, extra-terrestres, Jah Rastafari, Buda etc, eu acho que alguma coisa maior do que a gente vê por aqui tem. Ou seja, como dizia Shakespeare, há mais coisas entre o céu e a terra do que pode supor a nossa vã filosofia... Pensando nisso, eu fiz esse pequeno altarzinho em casa. Os santos são católicos (eu tenho a maoir simpatia por São Francisco com esse passarinho no ombro), mas eu rezo pra quem quer que seja que está me ouvindo, se é que tem alguém me ouvindo, acreditando que eles não se aborreceriam com (e compreenderiam) a nossa ignorância sobre a realidade e sobre a existência deles (e a nossa própria). Acima de tudo eu acredito no bem, no amor, e no poder de parar ali e dirigir bons pensamentos pros nossos queridos, pras coisas que importam.

domenica 9 dicembre 2007

domingo de monastérios

Hoje fizemos uma pequena viagem com dois amigos, o Aleix e a Adelys, que são meus alunos de inglês, um casal muito querido. Eles passaram aqui em casa cedinho e fomos visitar monastérios antigos, passeio gostoso de domingo.



No frio a gente parou numa fábrica de vinho pra fazer uma pequena degustação. Aí na foto eu fingindo que entendia muito, percebendo um leve sabor de canela, frutas, comparando com a outra garrafa que tinha um tom mais amadeirado... Meu próximo projeto é passar um dia visitando vinículas e provando vinhos.

Aqui um videozinho super curto só pra vocês verem a ventania que estava fazendo. O inverno tá chegando!

sabato 8 dicembre 2007

Inverno

Esse é o caminho que eu normalmente faço pra ir trabalhar quando estou de bicicleta (à esquerda vocês podem ver a ciclovia). Eu acho o inverno lindo demais, as árvores peladinhas, as folhas espalhadas pelo chão, o velho dando lugar ao novo que vai nascer em breve. Uma sensação de renovação, a lição de como a morte realmente é necessária.

Mais jantar

Essa semana foi feriado na quinta (ninguém nunca sabe direito por que é feriado) e é típico aqui na Espanha fazer a tal da "puente", quer dizer, ninguém trabalha na sexta também (e dizem que brasileiro é preguiçoso). Esses dias então estamos por aqui, tomando muito champanhe, vendo filminhos, comendo comida gostosa...

Ontem à noite recebemos dois amigos queridíssimos, o Benoit e o Joan (que eu chamo de João). O Benoit é a estrela desse blog, todo mundo já conhece. O João é uma pessoa super especial, companhia agradabilíssima, que está indo pro México em breve encontrar o seu grande amor. Foi uma noite deliciosa, com muito vinho, sorvete e empadão.

Aí nós:

Aqui está o vídeo do momento em que descobrimos que o empadão de frango brasileiro, assim como o escondidinho, existe também na França, e se chama "empadón":



mercoledì 5 dicembre 2007

Pra todos aqueles que me amam

e se preocupam com a minha vida, tenho boas notícias. Eu ando de bicicleta todo dia e já não atropelo praticamente ninguém, já entendo bem melhor as regras de trânsito, já posso distinguir o que é proibido mas aceitável do que é proibido e inaceitável (andar na contramão é absolutamente inaceitável, enquanto furar o sinal vermelho pode ser aceitável dependendo do lugar) e já controlo melhor a bicicleta de forma geral.

Lindeza

Será impressão minha ou meu vô é realmente uma lindeza?

martedì 4 dicembre 2007

Pra minha vó

Eu ofereço essas flores pra minha vó Aparecida, que está tão longe mas também tão perto...

lunedì 3 dicembre 2007

Em nome da nação

Quando a gente está em outro país não somos os únicos a responder pelos nossos atos, mas agimos em nome de toda a nação. Antes de ser vista como "Maria" eu sou, sem dúvida, "a brasileira", uma representante do meu país. E a gente funciona mesmo assim, se encontramos um japonês muito esquisito já pensamos, "Japonês é muito esquisito". Como eu sou uma das únicas brasileiras com quem a maioria dos meus alunos e chefes já conviveu de verdade, eu tenho um enorme poder pra definir a imagem que eles têm dos meus queridos compatriotas.

Pelo que eu vejo, o esteriótipo brasileiro em geral é positivo em termos de caráter, somos amáveis, abertos, simpáticos, alegres (e eu acho que isso é verdade). O problema é que também existe a idéia de que somos mais ignorantes, menos competentes, menos sérios, menos profissionais... E parece que as pessoas adoram comprovar esteriótipos, tipo, você chega um único dia da sua vida atrasada 5 minutos, e elas dizem (ou pensam) com satisfação, "Olha lá a brasileira chegando atrasada... Aposto que passou a noite tomando caipirinha e sambando..." Ou seja, a gente tem que ser 10 vezes mais pontual, sério e trabalhador que um alemão.

domenica 2 dicembre 2007

Eu recomendo

Tenho feito muitas receitas desse site, recomendo demais: http://tudogostoso.uol.com.br/
Em geral elas são simples e muito gostosas, você pode pedir uma receita pelo nome ou por ingrediente.

Pérola

Ontem a gente estava assistindo a uns vídeos no youtube e eu achei essa pérola, tão preciosa que é difícil de comentar. Não é incrível como uma única vida pode fazer tanta diferença pra uma nação inteira? Como uma só pessoa pode valorizar tanto uma cultura, trazer tantas coisas bonitas, se tornar uma referência de identidade tão poderosa... A contribuição do Tom pro Brasil não tem preço. Além do que, que lindinho que ele era, né? Que Deus o tenha demais.

Limpeza Geral

Sábado normalmente é dia de faxina, daquelas bravas. Como eu já disse antes, tenho achado muito gostoso fazer isso, e como a casa é pequena em poucas horas eu e Olimar juntos fazemos uma limpeza radical. É delicioso descobrir novas possibilidades de ser.