giovedì 24 aprile 2008

São Jorge

O dia de São Jorge aqui na Catalunha (San Jordi) é também o dia dos namorados. É uma festa linda! Os homens dão uma rosa pras mulheres e as mulheres dão um livro pros homens (e você pode também presentear qualquer homem ou mulher, não tem que ser só namorado), então a cidade fica cheia de barraquinas de livros e rosas, uma beleza. A gente foi almoçar fora, passear pela cidade, essas coisas de namorados...
(23 de abril também é o dia em que Shakespeare nasceu e morreu)


martedì 22 aprile 2008

Passarim


Eu sou um pássaro que vivo avoando
Vivo avoando, sem nunca mais parar
Ai, ai, ai, ai, saudade, não venha me matar...

lunedì 21 aprile 2008

Nós em Barcelona

Eu marquei nesse mapa os nossos lugares aqui em Barcelona pra vocês terem uma noção. Nossa casa de vermelho, o trabalho do Olimar de azul, as empresas onde eu trabalho de amarelo e a Sagrada Família de verde.
Os "Ms" vermelhinhos são as estações de metrô e lá embaixo, claro, está a praia (cliquem na foto pra ver a imagem maior):

Família por aqui

A Alessandra, que é prima do Olimar, veio dar uma volta aqui na Zoropa com o marido dela, o Marco (que, não podemos deixar de mencionar, veio correr na maratona de Paris, vejam que disposição!), e eles passaram uns dias em Barcelona. É engraçado, a gente só tinha se visto umas poucas vezes lá no Brasil e praticamente não tinha conversado, e aqui eu tive a chance de conhecê-los um pouquinho, descobrir os encantos que eles são. (Fiquei sabendo até que o namoro começou em um comício do Lula!) Foi, como sempre, uma delícia me sentir um pouco entre família, pena que foi tão rápido.

Aí a gente na Cervejaria Catalã comendo uns tapas, bom demais!



domenica 20 aprile 2008

Justiça

Eu tinha comentado da minha aluna nazi, mas tenho que fazer justiça aos tantos (e quantos!) queridos que passam pela minha vida na sala de aula, que me ensinam tantas coisas e fazem o trabalho ser tão agradável que a gente quase se esquece que está trabalhando (quase!!)... Já foram tantos que é sacanagem mencionar nomes.

Mas aí está um exemplo de uma turma muito querida que tenho aqui, são dois catalães (o Xavi e o Marc), uma valenciana - como ela mesmo diz, do "Reino de Valência!" - (a Neus), a Fernanda, que como venezuelana está entre as pessoas mais felizes do mundo, e a Ania, da Bielorrússia, que chegou chacoalhando tudo!
Me encanta a riqueza do universo de cada pessoa, e dar aula pra gente de culturas diferentes é realmente super instigante... Ver como somos diferentes e no entanto tão parecidos.

sabato 19 aprile 2008

Hein???

Ligação entre o Brasil e Austrália, uma das coisas mais divertidas que recebi nos últimos tempos!

Dominando o mundo

Fotos de todas as nossas viagens aqui na íntegra:

http://picasaweb.google.com/olimarbh

martedì 15 aprile 2008

Inesquecível

Du, cada dia que eu saio pela cidade de bicileta eu lembro de você. Eu não pensava, naqueles dias no parque municipal, que isso ainda seria uma habilidade tão preciosa pra mim...

Oi de terça-feira

Só pra falar um oi:


lunedì 14 aprile 2008

Site do casório

Finalmente as fotos do nosso casório estão na internet! O site é:
http://picasaweb.google.com/mariaeolimar

domenica 13 aprile 2008

arte contemporânea

A gente viu esse vídeo em um museu de Santiago, eu adorei:

Enigma

Quem acertar o que é isso ganha um prêmio:

Santigo de Compostela

Pra quem não sabe, Santiago fica na região da Galícia, onde além de espanhol se fala galego. O galego é basicamente um portunhol, tem umas palavras em português, outras em castelhano, e outras que parecem ser uma mistura das duas, como "pobo" que é "povo" em português e "pueblo" em espanhol. Um exemplo da língua aí:
A primeira coisa que eu posso dizer da minha impressão de Santiago é que parece muito com o Brasil. O centro histórico me lembrou muito Ouro Preto (só que com uma atmosfera mais leve), e choveu muito o dia todo.
Foi a primeira vez na vida que vi essa árvore, que parece uma árvore de rosa, olhem bem, tinha branca e rosa, super linda.
Aí "A Catedral" de Santiago, onde termina a peregrinação. Como igreja mesmo eu não achei ela tão fabulosa, tem muito ouro dentro e tal, mas já vi muitas mais bonitas. E eu, além disso, não gosto muito de igreja católica, acho que normalmente elas são tristes e pesadas. De todo jeito fui lá e rezei um bocado pra todo mundo, pros que já foram, o Miguel, a Aurélia, a Rita, o Moisés, tia Marucha... e todos os amores daqui, cada um da minha família e os agregados, a minha nova família que eu ganhei com o Olimar, os amigos queridos espalhados por esse mundo...
Esse prédio eu não sei o que é, mas é lindo, fica na frente da igreja.
Eu interagindo com arte contemporânea (todo mundo sabe como eu em geral tenho preguiça dos pseudismos intelectuais) num museu muito bacana que a gente foi.
Essa escada fica num outro museu, vejam como é bacana. Tem na verdade três escadas em espiral, cada uma começando de um ponto e terminando em uma altura diferente.
Mais uma nossa pelas ruinhas...
E a cidade, claro, é cheia de peregrinos (mesmo com a chuva, impressionante). Eu pedi pra tirar uma foto com esses dois, o da esquerda é um seminarista mexicano e o outro é um suíço. Os dois estavam contando pra nós como foi única a experiência de fazer a caminhada de dez dias que eles fizeram.
Aí a gente jantando depois de um longo dia... Se alguém quiser ver mais fotos, olimar colocou numa página: www.picasaweb.google.com/olimarbh
Nesse site vão ser colocadas fotos de todas as nossas viagens.

singeleza

Recebi esse verso do grande Millôr, nada mais singelo no mundo:

Versos (Encomendados) para todas as Marias

Entre Maria e Maria,
Quem você escolheria?
- Amaria.