giovedì 5 marzo 2009

Calçotada

Tem uma tradição Catalã chamada "calçotada", é tipo um churrasco com umas cebolas, super típico. Esse ano fomos convidados pra um pela primeira vez na casa da Laia, uma amiga do mestrado (que agora saiu do mestrado porque quer ser bombeira, vejam só)

Na calçotada, além das cebolas se come carne, tipo churrasco e vários pica-picas. Na nossa festa, como era internacional, tinha uns pica picas diferentes, tipo uns que esse chinês levou ou tipo esses espetinhos de legumes que a Cátia e o Pablo fizeram (a Cátia é a portuguesa queridíssima!!)
Olimar preparando a brasa

Então, se colocam as cebolas (calçots) enfiadas nuns arames e as colocamos sobre o fogo (fogo mesmo) na churrasqueira.

Depois quando já estão queimadas tiramos os arames da churrasqueria...

...retiramos os calçots dos arames e colocamos em folhas de jornal. Fazemos embrulhinhos e os colocamos debaixo da churrasqueira de novo pra mantê-los quentinhos e acabar de cozinhar.

Depois pegamos os embrulhinhos, abrimos, descascamos essa casca preta da cebola e mergulamos num molho MA-RA-VI-LHO-SO especial pra comer com isso. Tem que ser feito por alguém que sabe fazer direito, nesse caso os amigos dos pais da Laia. 

Defumando na brasa, tava um frio danado... resultado que fiquei super gripada no dia seguinte (mas a maioria do pessoal também).

Nós voltando junto de trem (a Laia mora numa cidade meio fora de Barcelona, tipo Betim). Viu o casaco vermelho, vó?? E mãe, a bolsa que você me deu fez o maior sucesso, como você pode ver aí embaixo... Ela sempre fez, mas esse dia foi o tópico, o David não queria largar, hahahaha...