domenica 23 settembre 2007

Festa da Mercê

É a festa da padroeira de Barcelona, "La Mercê", pelo visto uma das maiores festas daqui. São três dias de shows, exposições, festas, degustações, mostras, bandas de todos países, circo, teatro, música, dança, o que você quiser tem. Ontem a gente caiu na esbórnia com a Marília, essa gracinha comigo aí na foto. A Marília é uma pessoa que eu conheci muito rapidinho num curso de psicanálise em Belzonte, mas que sempre me deu a sensação que eu ia adorar conhecê-la melhor, uma doçura.

Hoje a gente saiu pela rua e tinha um trilhão de turistas, aquela gritaria, confusão. Dá uma vontade de ir pra casa, enroscar no Olimar e ver um filminho... A constatação é óbvia, eu tô ficando velha.

Eles estão por toda parte

Aqui também tem aqueles peruanos tocando as flautinhas típicas de bambu pela cidade, o que está lista das coisas das quais eu menos sinto falta em Belo Horizonte. (O Benoit que não leia isso, porque ele discrimina qualquer discriminação).

Três Coisas

E' primavera no Brasil, minha mãe mandou essa poesia linda.

Três coisas

De tudo ficaram três coisas:
A certeza de estarmos sempre a começar...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...
Portanto, devemos fazer
da interrupção um caminho novo...
da queda um passo de dança...
do medo uma escada...
do sonho uma ponte...
da procura um encontro.

Ferrnando Pessoa

Lingüisticamente

Lingüisticamente (de acordo com meu querido amigo Dudu, estão considerando eliminar o trema da língua portuguesa, vejam só. Não vou entrar no mérito agora porque poderiam ser horas de discussão) a minha situação aqui é assim:

Os italianos me discriminam porque eu sou cidadã italiana e não falo bem a língua, preciso com freqüência da ajuda de amigos pra resolver problemas etc.

Os catalães me discriminam porque já faz um ano que eu moro aqui e eu nem sequer tento falar essa porcaria de língua, apesar de já entender bastante.

Os falantes de espanhol me discriminam porque já faz um ano que eu moro aqui e eu ainda falo portunhol com esse sotaque TOSCO, que chega muitas vezes a dificultar a compreensão, além de errar muito as conjugações e os tempos verbais, apesar de já me comunicar sem problemas em quase qualquer situação.

Ou seja, me sentindo pressionada por todos os lados, eu amo falar inglês!! Isso me faz lembrar que alguma competência lingüística eu tenho, por Deus do céu!! Muito ruim se sentir tão incompetente na sua própria área como eu me sinto em meio às línguas latinas...

venerdì 21 settembre 2007

Senhor e Senhora

Eu ainda nem comecei a falar do casamento aqui no blog. É que na verdade não tem muito o que falar, é muita alegria e ponto. Mas eu vou devagar colocando umas fotinhas (já colocamos as melhores na internet, em www.ebrazil.com.br/casorio), fazendo um comentário aqui e outro ali.

Por agora, eu quero declarar que eu voltarei!! Estarei escrevendo sempre no blog de novo, não desistam!

mercoledì 5 settembre 2007

O PC do Benoit

Tudo bem, em resposta ao comentario do Benoit, o Pc dele tem cedilha, mas o acento agudo so' funciona com a letra E e o grave so' funciona com A, E e U. Mas isso não é o pior. A gente tem que apertar SHIFT pra usar o ponto final e os numeros. De acordo com o Benoit, na França tudo é mais poético, as frases nunca têm fim, por isso o ponto final é menos importante. Ai, esses franceses...

martedì 4 settembre 2007

DE VOLTA

De volta pra casa, qualquer coisa que eu penso parece pequena pra descrever esse mês no Brasil, pra descrever tudo que eu senti, todo esse turbilhão de emocões (o computador do Benoit não tem acento agudo, nem grave, nem cedilha) e a alegria que foi o casamento. Mais tarde, quando a gente ja tiver computador, vou publicando aos poucos fotos e comentarios, vamos ter coisa demais pra falar.

Por agora eu so' queria comentar duas coisas. Primeiro, que hoje me aconteceu uma coisa tão inacreditavel que eu tive aquela clara sensacão de que, como dizia Hamlet, ha' muito mais entre o ceu e a terra que pode imaginar a nossa vã filosofia. Dificil de explicar sem contar a historia toda, mas eu me senti extremamente protegida, aquela sensacão de que realmente tem alguma logica por tras de tudo que nos acontece (e eu diria pra Gabis e pra Ana Poula que ate' quando tudo parece estar dando errado essa mesma logica deve estar atuando, de um modo que a gente não consegue compreender).

A segunda coisa que eu queria comentar e' bem mais pratica. Eu fui no supermercado aqui na frente hoje e comprei: 1 pacote de arroz, um saco de batatas congeladas pre fritas, creme de leite, molho de tomate, 1 garrafa de cha gelado lipton, 1 garrafa de vinho tinto para cozinhar, 1 pacotinho de azeitonas sem osso, 1 pote de sorvete, 3 latas de milho verde. Quanto e' que custaria uma compra dessa no Brasil?? Eu imagino que seguramente uns 50 reais. Pois eu paguei nada mais que 7.60 euros. por favor, não traduzam pra reais (o que ainda seria barato), 7 euros são como 7 reais, mas realmente o poder de compra e' outro. Por isso eu estava achando tudo tão caro no Brasil...

Em breve estarei de volta com as ultimas novidades, nos continuamos na empreitada de buscar casa, trabalho, computador etc.