domenica 13 aprile 2008

Santigo de Compostela

Pra quem não sabe, Santiago fica na região da Galícia, onde além de espanhol se fala galego. O galego é basicamente um portunhol, tem umas palavras em português, outras em castelhano, e outras que parecem ser uma mistura das duas, como "pobo" que é "povo" em português e "pueblo" em espanhol. Um exemplo da língua aí:
A primeira coisa que eu posso dizer da minha impressão de Santiago é que parece muito com o Brasil. O centro histórico me lembrou muito Ouro Preto (só que com uma atmosfera mais leve), e choveu muito o dia todo.
Foi a primeira vez na vida que vi essa árvore, que parece uma árvore de rosa, olhem bem, tinha branca e rosa, super linda.
Aí "A Catedral" de Santiago, onde termina a peregrinação. Como igreja mesmo eu não achei ela tão fabulosa, tem muito ouro dentro e tal, mas já vi muitas mais bonitas. E eu, além disso, não gosto muito de igreja católica, acho que normalmente elas são tristes e pesadas. De todo jeito fui lá e rezei um bocado pra todo mundo, pros que já foram, o Miguel, a Aurélia, a Rita, o Moisés, tia Marucha... e todos os amores daqui, cada um da minha família e os agregados, a minha nova família que eu ganhei com o Olimar, os amigos queridos espalhados por esse mundo...
Esse prédio eu não sei o que é, mas é lindo, fica na frente da igreja.
Eu interagindo com arte contemporânea (todo mundo sabe como eu em geral tenho preguiça dos pseudismos intelectuais) num museu muito bacana que a gente foi.
Essa escada fica num outro museu, vejam como é bacana. Tem na verdade três escadas em espiral, cada uma começando de um ponto e terminando em uma altura diferente.
Mais uma nossa pelas ruinhas...
E a cidade, claro, é cheia de peregrinos (mesmo com a chuva, impressionante). Eu pedi pra tirar uma foto com esses dois, o da esquerda é um seminarista mexicano e o outro é um suíço. Os dois estavam contando pra nós como foi única a experiência de fazer a caminhada de dez dias que eles fizeram.
Aí a gente jantando depois de um longo dia... Se alguém quiser ver mais fotos, olimar colocou numa página: www.picasaweb.google.com/olimarbh
Nesse site vão ser colocadas fotos de todas as nossas viagens.

1 commento:

Anonimo ha detto...

Meninos,
todos os relatos e fotos sensacioanais !
Os versos do Millôr - certíssimo, eu
tb.: Amaria.