martedì 24 giugno 2008

São João

Hoje é dia de São João, super celebrado aqui na Catalunha também. A Marivi e o Seba, nossos queridos amigos argentinos, chamaram a gente pra participar de um jantar típico ontem (na casa de um tio da Marivi que é casado com uma catalã), foi bacana demais!

Muitas coisas são parecidas com a nossa festa de São João: tem fogueira, bandeirinhas e bombinhas pras crianças. Por outro lado, essa celebração parece um pouco mais importante aqui, é meio um reveillon do meio do ano. Tem ceia na noite de véspera, fogos de artifício... O que eles não têm, claro, é o caipira, nem os trajes nem as comidas deliciosas tipo pé de moleque, paçoca, canjica, quentão... Mas é tudo muito bom também.


Em cima a mesa com a ceia e a coca, a comida mais típica de São João, que se come à meia noite com champagne. A Coca é tipo um bolo comum enfeitado com coisas diferentes, pode ser frutas, açúcar, um creme branco...

Todo mundo escreve um pedido num pedaço de papel e joga na fogueira à meia noite.

À esquerda a querida Marivi e do lado dela uma menina muito gracinha, amiga do pessoal. Ela esteve no Brasil ano passado com o namorado que morou em Belo Horizonte no bairro Havaí fazendo um estágio, vejam que coincidência. (Ele ganhava um salário de 400 reais!).

Eu e Marivi à luz da fogueira.
Meu gatão e o Seba, marido da Marivi, outro doce de pessoa.

1 commento:

Anonimo ha detto...

Maria, meu comentário e sobre fogueira de festa junina.Qdo eu era mocinha ao pular a fogueira jogavamos um pedido por escrito na fogueira.
Prática esquecida pelo tempo.Meu pai
fazia fogueiras imensas, em nosso quintal e soltava bombas de deixar os vizinhos assustados. Ele era pura alegria!!!!!!!!vovó