domenica 8 febbraio 2009

Cidadã do Mundo

A coisa mais legal de morar em uma cidade internacional como Barcelona é realmente a chance de entender o mundo de uma maneira diferente. Cada dia a gente conversa com alguém de algum canto diferente, descobre detalhes, países que nem sabia que existiam, comidas, pontos de vista... E é tão legal estarmos todos aqui juntos convivendo numa mesma sociedade.
Hoje fomos numa festa chinesa bastante autêntica, comemos comida que eu nunca vi eu nenhum restaurante chinês na vida, conhecemos um monte de catalães que têm o sonho de ir pra China e um monte de chineses que têm o sonho de vir pra cá.
Tem um outro bar aqui da comunidade africana (o bar preferido da minha amiga Katerina), a gente vai e esquece completamente que está na Europa. Quase todo mundo é negro, e eles tocam o bar da sua maneira, churrasquinho na porta, reggae à vontade, relax total.
Tenho também uma aluna japonesa, uma outra descoberta incrível (a cultura japonesa é chocante!). É muito interessante ver o que as pessoas pensam umas das outras, como interagem, o que desejam, que valores têm, do que são capazes, o que temem... E devagar as barreiras vão diminuindo na nossa cabeça, preconceitos vão desabando, e a gente cada vez mais se sente cidadão do mundo, esse mundão tão rico e que é todo nosso.

1 commento:

Anonimo ha detto...

marião, num faz isso queu eu compro a passagem é agora...!!!!